quinta-feira, 15 de outubro de 2009

História da camiseta

Democrática, criativa, libertadora, cheia de opinião... A camiseta é tudo isso, certo? Certo, mas nem sempre foi assim. Você sabia que até o início do século passado, a peça, obrigatória em qualquer guarda-roupa nos dias de hoje, era usada apenas como roupa íntima? Pois é verdade. Durante muitos e muitos anos, a camiseta servia apenas para proteger as pessoas do frio e da transpiração, e assim evitar que a “roupa principal” ficasse suja ou manchada. No século XIX, a camiseta também passou a ser usada pelas crianças no dia do batizado. Neste período todo, elas eram sempre brancas e fabricadas em linho.

Anos mais tarde, a peça passou a fazer parte do uniforme dos trabalhadores braçais e dos soldados europeus, e começaram a ser produzidas também em algodão. Na época da primeira guerra mundial, os americanos, que usavam uniformes de lã, e morriam de calor por causa disso, resolveram adotar a vestimenta.

Mas foi em 1948 que a camiseta começou a se popularizar. Graças ao candidato à presidência dos Estados Unidos, Thomas E. Dewey, que fez uma das primeiras camisetas de propaganda da história, com a frase “Dew it for Dewey”, e a usou sem nenhuma outra roupa por cima.

Em 1951 foi a vez do ator Marlon Brando aparecer vestindo uma camiseta sem nada para escondê-la, no filme “Um Bonde Chamado Desejo”. Seguindo os passos do colega, James Dean também surgiu nas telas trajando a peça, em “Juventude Transviada”. Daí em diante, a camiseta nunca mais ficou escondida. Sorte nossa!!

Curiosidades:

· O Brasil produz cerca de 450 milhões de camisetas por ano.

· A camiseta é chamada de T-shirt nos Estados Unidos por ter o formato da letra “T”.

· Em 1516, o artista italiano Michelangelo finalizou a estátua “O Escravo Moribundo”, que mostra um homem vestindo apenas uma peça de roupa: uma camiseta regata.

· A camiseta só se tornou unissex na década de 60, época dos hippies, que no mundo todo lutaram contra a guerra do Vietnã e a favor da liberdade, da paz e do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário