quarta-feira, 24 de março de 2010

Para os fãs de jazz

Texto da Folha Online:

No ano passado, o Bridgestone Music Festival dedicou duas noites aos 50 anos do "Kind of Blue", obra-prima de Miles Davis, um dos maiores jazzistas da história. Neste ano, o festival chega maior e com a proposta do ineditismo reforçada. Em quatro noites, de 19 a 22 de maio, passam pelo palco do Citibank Hall (zona oeste da cidade de São Paulo) revelações do jazz e de outras vertentes da música negra com repertório preparado especialmente para o evento.

Entre os que nunca fizeram show no Brasil, estão a cantora norte-americana Melissa Walker, que se apresenta com o contrabaixista Christian McBride, e o baterista argentino Daniel "Pipi" Piazzolla, que interpreta sucessos de seu avô Astor à frente do sexteto Escalandrum.

Inédito também no Brasil, o The Overtone Quartet tem em sua formação músicos bem-falados do jazz contemporâneo. Os "all stars" Dave Holland (baixo), Jason Moran (piano), Chris Potter (saxofone) e Eric Harland (bateria) se juntaram há pouco tempo, mas já fizeram fãs na Europa durante os festivais de verão de 2009.

Para compor a ala das exímias cantoras, o festival escolheu Dee Alexander, autora de um dos melhores discos de jazz da última década, segundo a publicação especializada "Down Beat", e Barbara Walker, ex-integrante da banda de soul Pieces of a Dream, que sobe ao palco escoltada pelo pianista e compositor Uri Caine. Alexander, por sua vez, vem com a banda Evolution Ensemble.

A potente música gospel, o legendário blues e o reinventivo soul chegam representados pela banda do clarinetista, saxofonista e compositor nova-iorquino Don Byron, a New Gospel Quintet e pelo trompetista Christian Scott, destaque também da cena norte-americana.

Dos mais conhecidos, o pianista Ahmad Jamal vem mostrar porque Miles Davis foi um de seus grandes fãs. Um dos principais representantes do jazz moderno, Jamal se apresenta no segundo dia do festival.

PROGRAMAÇÃO

19 de maio
Christian Scott Quintet
Uri Caine & Barbara Walker

20 de maio
Dee Alexander & Evolution Ensemble
Ahmad Jamal

21 de maio
The Overtone Quartet
Piazzolla y Piazzolla

22 de maio
Melissa Walker & Christian McBride
Don Byron & New Gospel Quintet

Citibank Hall: Al. dos Jamaris, 21, Moema, São Paulo. Tel. (11) 4003-5588. Ingressos: R$ 120,00 a R$ 50,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário